HISTÓRICO
 
Quando o homem guardou o primeiro pedaço de carne para o dia seguinte, nascia a idéia de prevenção, ou seja, guardar para o futuro. 
A Previdência social no Brasil, para muitos autores, teve como marco inicial a chamada Lei Eloy Chaves de 1923, que criou as chamadas Caixas de Aposentadorias e Pensões (Cap´s).
Durante o governo do Presidente Getúlio Vargas foi criado os chamados Órgãos de Previdência (IAP) em substituição às Caixas de Aposentadorias e Pensões.
Após um longo percurso na evolução dos Direitos Sociais foi promulgada em outubro de 1988 a Constituição da República Federativa do Brasil em vigor até hoje.
A Constituição Federal de 1988 criou um modelo de seguridade social até então inexistente, formada por três pilares: a previdência, à assistência e a saúde.
Com a autonomia conferida a cada ente federativo (União, Estados, Distrito Federal e Municípios), foi necessário cada um desses entes regulamentarem o seu funcionalismo público.
O Município de Colombo com o fim de se adequar às novas realidades instituiu no ano de 1993 o Regime Jurídico Único e o Estatuto dos Servidores Públicos.
Assim, os servidores públicos do município de Colombo passaram a contribuir para o Fundo de Aposentadorias e Pensões – Fapen – órgão este vinculado a própria Prefeitura Municipal e que não detinha autonomia administrativa e financeira.
 Com o passar dos tempos e visando um maior aprimoramento dos Regimes Próprios de Previdência ocorreram diversas alterações legislativas, sendo as mais importantes as tratadas nas Emendas Constitucionais nº 20/98, 41/03 e 47/05.
Mais uma vez o Município de Colombo com o fim de acompanhar as mudanças ocorridas no âmbito nacional, promoveu no ano de 2006 toda uma reestruturação com a extinção do Fapen e, a criação da Autarquia Municipal Colombo Previdência.
A Colombo Previdência tem o condão de gerir e administrar todos os benefícios previdenciários dos servidores públicos, bem como é dotada de autonomia administrativa e financeira, porém fiscalizada por órgãos colegiados formados pelos próprios beneficiários do regime previdenciário, bem como pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná e Ministério da Previdência Social.
Após anos da criação do Regime Previdenciário no Município de Colombo, a Colombo Previdência continua trabalhando para garantir a sua aposentadoria. 
receba todas as novidades
direto no seu email

Rua XV de Novembro, 321 – Centro - Colombo - Paraná
41 3656.2779 - [email protected]

Horário de Funcionamento:
Segunda a Sexta 08:00 às 12:00 - 13:00 às 17:00

325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB